5 filmes para assistir quando estiver passando por crise existencial

Na Natureza Selvagem

Esse é um clássico, então eu não poderia não falar dele. Acho que é um dos meus filmes preferidos da v-i-d-a! A história, baseada em fatos reais , fala sobre a busca de Christopher McCandless por uma fuga da vida moderna. Ele é jovem, formado e tem dinheiro, mas, em vez de cumprir o esperado e começar sua vida profissional, McCandless decide largar tudo e fazer uma viagem solitária até o Alasca.
Alexander Supertramp, pseudônimo que dá a si mesmo, é o retrato de todo jovem que passa a questionar o mundo a seu redor e que tem a coragem suficiente para deixar tudo para trás e fazer o que quiser.

crise existencial 6

Clube Da Luta

Mais um clássico! Lembro que sempre me indicavam este filme, mas quando eu lia a sinopse, pensava: “WTF, como vocês falam que esse troço é bom??”. Mas é bom. MUITO BOM, na verdade.
Jack é um homem deprimido, que sofre de insônia e que conhece um estranho vendedor chamado Tyler Durden.
A dupla forma um clube com regras rígidas onde homens lutam. A parceria perfeita é comprometida quando uma mulher, Marla, atrai a atenção de Tyler. Parece uma narrativa boba, mas o filme te faz questionar sobre o vazio que existe dentro do consumismo e do materialismo e traz indagações sobre nossa identidade, quem realmente somos.

crise existencial 4

Capitão Fantástico

É meu novo queridinho da vida! Fala sobre um pai que cria seus s-e-i-s filhos longe da civilização, no meio do mato mesmo, sem acesso a nenhuma tecnologia. A história começa quando eles são forçados a deixar o isolamento e vão encarar o "mundo real". É um filme lindo, com tons maravilhosos, uma trilha sonora incrível, frases que te fazem pensar muito. Também pega nessa questão de consumismo exagerado e mostra que existe felicidade quando vivemos sem nada dessas invenções do capitalismo.

crise existencial 2

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

Este é mais para um drama romântico, mas é incrível e também te faz refletir. A trama é sobre um casal (Jim Carrey e Kate Winslet maravilhosos) que, depois de um término, tenta se apagar um da memória do outro.
A narrativa faz com que você se questione o tempo todo se faria algo deste tipo, se você tiraria da sua memória todas aquelas lembranças indesejadas, que causam mágoas, mesmo que elas tenham te ensinado alguma lição. A narrativa mostra o valor das experiências — boas ou ruins — e como elas ajudam a construir nossas personalidades.

crise existencial 1

Beasts Of no Nation

Este é diferente de todos os outros desta lista. Vai te fazer pensar em como a vida pode ser cruel e como o mundo é injusto. O filme é a história de um garoto africando que, depois de ser separado da família durante a guerra civil, é obrigado a lutar ao lado de mercenários e se tornar um menino-soldado de guerrilha.
É uma narrativa triste, desconfortável, que fala sobre uma realidade tão distante da nossa, que nem parece que é real. Mas ela é! E, toda vez que você lembra disso, bate uma tristeza surreal no coração.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem