Clipes históricos (6ª Edição): Britney Spears- "Circus"


Após ter deixado a coluna de lado por algumas semanas voltamos a apresentar alguns dos clipes mais icônicos da música pop, e novamente escolhemos mais uma vez clipe de Britney Spears desta vez com o hit "Circus". Também aproveitamos para anunciar que o próximo mês contará com uma coluna apenas sobre Britney e suas eras, desde a primeira, então fiquem ligados nas novidades do site.




O videoclipe de "Circus" foi filmado de 28 de outubro a 2 de novembro de 2008, em Los Angeles, Califórnia, e foi dirigido por Francis Lawrence, que já trabalhou com Britney na representação audiovisual de "I'm a Slave 4 U" (2001). A artista escolheu Lawrence, pois ele era a "única pessoa que poderia capturar a mensagem, torná-la realmente torcida, excêntrica e diferente". A produção foi prevista para ser lançada em 5 de dezembro de 2008 no Entertainment Tonight, mas foi mudada de última hora para 4 de dezembro.


O vídeo inicia com Britney colocando brincos Bulgari e sua fragrância Curious. Ela é então vista segurando uma cartola na frente de seu rosto, enquanto pombas voam para fora de um outro chapéu. A cantora começa a interpretar numa penteadeira, em seguida levanta-se e coloca uma jaqueta de mestre de picadeiro. Ela caminha por um corredor enquanto dança sugestivamente com diversos bailarinos circenses. Também são intercaladas imagens de diferentes artistas de circo, incluindo ginastas, contorcionistas, palhaços e um mímico sobre pernas de pau.



Há cenas da interprete cantando com a cartola, usando um bodystocking nu diante de uma cortina vermelha, com um holofote nela. Isto é seguido por uma rotina de coreografia do grupo no meio de um picadeiro, onde Britney Spears veste a jaqueta de líder, shorts de lantejoula e uma cartola com penas.

No segundo verso, ela dança com uma cadeira e um chicote usando um sutiã nu coberto por folhas. O vídeo continua com uma série de cenas intercaladas, como Spears em câmera lenta na frente de uma chuva de faíscas, rodeada por dois leões e diante de um elefante. Durante a ponte, a artista e seus dançarinos executam a coreografia diante de um fundo em chamas. No último refrão, a interprete volta ao picadeiro, cercada por dois elefantes, outros artistas de circo, dançarinos e cospe-fogo. O trabalho termina com a cantora sob os holofotes, rindo com a cartola sob a cabeça.



Davil Balls, da Digital Spy, descreveu o vídeo como "atrevido, sedutor e mais do que um pouco ridículo" e disse que Spears "oferece algumas rotinas de dança bastante legais". Tim Stack, da Entertainment Weekly, comparou a coreografia na cadeira com a do roteiro de "Stronger" e adicionou que "o melhor de tudo, ela realmente parece animada nesta gravação e parece estar se divertindo". James Montgomery, da MTV, disse que após assistir a produção o leitor da resenha "está dominado a vontade súbita de ir para o Big Apple Circus. Ou pegar algum perfume Curious. Ou possivelmente os dois".

 O clipe venceu na categoria de Melhor Coreografia na MTV Australia Awards de 2009. Também foi nomeado a quatro categorias no Video Music Awards de 2009 de Melhor Direção Artística, Melhor Coreografia, Melhor Fotografia e Melhor Edição mas perdeu todas. A produção também foi indicada como Melhor Vídeo no MTV Europe Music Awards de 2009, mas acabou perdendo.


Em 9 de dezembro de 2008, a organização dos direitos animais People for the Ethical Treatment of Animals publicou um comunicado condenando Spears por usar "leões e elefantes cruelmente treinados" e exigindo que ela "pare de usar animais exóticos em seus vídeos e concertos de uma vez por todas". A artista já havia recebido críticas da empresa, quando ela usou um python albino e um tigre enjaulado durante uma apresentação de "I'm a Slave 4 U" no MTV Video Music Awards de 2001. Kari Johnson da Have Trunk Will Travel respondeu: "[a empresa] nunca emitiu uma aprovação por escrito, nem tolera o uso de dispositivos elétricos para disciplinar e controlar os elefantes, exceto em situações onde eles ou a segurança humana está em risco. [...] A American Humane Association monitora a ação de animais em filmes e televisão. Um representante estava nos bastidores do vídeo 'Circus' da Britney Spears com os nossos elefantes, Tai e Kitty, para garantir sua segurança e bem-estar. [...] Britney, o diretor, produtores e toda a equipe respeitavam as necessidades dos elefantes e conforto deles.".

Comentem o que vocês acharam do vídeo de hoje, se tiverem alguma sugestão para a próxima semana também não deixem de comentar.

Coluna por:  Ridval R. Ferreira
Postagem Anterior Próxima Postagem