Análise do Clipe de "Applause"
O novo vídeo clipe de Lady Gaga "Applause" vem gerado grande e surpreendente crítica positiva de especialistas em música pop, mas algumas pessoas que não entendem nada de arte, divas e budismo não estão conseguindo entender.
O primeiro fator é "O Nascimento de Vênus" representado de uma forma Lady Gaga de ser. E marca o renascimento de Gaga no mundo pop. Para quem não sabe Vênus que também é Afrodite na mitologia grega é a deusa do amor e da beleza.
GagaNews |
O clipe é uma sequência cromática (cores), como uma batalha entre as cores nas proporções das guerras míticas da Grécia Antiga.
E o que não falta no vídeo são figuras místicas e cósmicas, dando ao clipe um ar de misticismo.
O Cisne negro, que não faz nenhuma referência á algum filme, também não traz uma ideia diferente ao vídeo. Trata-se de Renascimento.
“Ela sempre teve o ovo de referência no seu trabalho e como este vídeo é uma espécie de renascimento e no final há uma referência ao ‘Nascimento de Vênus ‘, por isso eu disse, OK, um ovo… Em nossas mentes, um cisne negro com o rosto “
Uma das melhores coisas no vídeo são as teorias budistas ou Kinnari. Mesmo á figura estando sendo representada de forma diferente, não perde o misticismo, a habilidade especial de Kinnari é o poder da dança (Lady Gaga ficou sem poder dançar por 6 meses).
Lady Gaga faz referência ao movimento Pop Art nesta parte, e faz referência á si mesma: A Lady Gaga de Bad Romance!
O sutiã de mãos, assim como o cabelo é uma singela homenagem á David Bowie, do qual Gaga é grande fã:
Gaga também homenageia Bowie imitando o sotaque dele na canção. Repararam na semelhança?
A "explosão cósmica" refere-se á maior vitória de Lady Gaga: voltar a andar. Gaga desfila exibindo sua perna fraturada (na verdade foi o quadril). Tudo que ela passou acabou servindo de inspiração.
Pierrot, o triste palhaço apaixonado por uma Colombiana (não correspondido) é a atração principal de "Applause":
"Quando eu digo que vivo pelo aplauso, quero dizer é que vivo para fazer vocês felizes, e não por atenção. É aí que o aplauso acontece, quando a plateia ama".
Esta cena mostra a antiga Lady Gaga e não traz algo muito inédito, já que este tipo de cena já foi registrado em "Marry The Night". Veja a obra completa: