FLOPS: Saiba quanto cada álbum flopado de sua fav vendeu

Flops mais icônicos da música pop. 
Todos nós sabemos que sempre quando algum artista está muito em evidência ele pode saturar e deixar os holofotes, seja por causa de atitudes controversas, envolvimento com polêmicas ou simplesmente falta de interesse do público.

Mas quando se trata de divas pop, flopar ("fracassar") se torna um evento a ser o assunto do momento em toda a internet. Foi assim com Christina Aguilera, Britney Spears, Lady Gaga e até mesmo com Beyoncé. 

O fato é que o fracasso de umas é o sucesso de outras, e a lista a seguir serve para comparar dentre esses tipos de coisas:

Britney Spears

"Britney Jean" (2013)
Em 2013, Britney Spears estava com tudo para ter uma era de sucesso. Ela tinha acabado de estourar nas rádios com o smash-hit "Scream & Shout", lançado em parceria com Will.I.Am no fim de 2012, sendo um dos maiores sucessos do ano seguinte. 

Todos acreditaram que por isso a princesinha do pop não teria dificuldades de hitar na próxima era, e então ela lança "Work Bitch". O single memorável alcançou a posição #12 no Hot 100 da Billboard e teve um debut monstruoso nas rádios, mas ladeirou até sumir das paradas nas semanas seguintes. 

Além disso Britney Spears ciente do ícone que ela é, não divulgou o álbum "Britney Jean" e seus singles em lugar nenhum. O que resultou no pior desempenho comercial de sua carreira. 

Peak na Billboard: #4
Vendas no USA: 107 mil (semana de estréia)
Vendas WW: 1,1 milhão (dados de 2017 com streams)
Peak dos singles: "Work Bitch" #12, "Perfume" #76


"Glory" (2016)
O ano é 2016, 3 anos após o lançamento do injustiçado "Britney Jean". Os fãs de Britney Spears esperam serem vingados com uma era gloriosa, muito organizada, bem divulgada, com muitos clipes e lives, mas são tombados com a realidade. 

Britney faz seu retorno com "Make Me", a principio bem recebida pelos fãs de música pop. Tudo parecia ir bem, mas a cantora não divulgava a música e demorou para lançar o vídeo. Descartou o clipe original e lançou um muito ruim depois. 

O resultado disso vocês já sabem, a era toda perdeu o timing. "Make Me" ladeirou e o álbum "Glory" flopou mais que o Britney Jean. 

Peak na Billboard: #3
Vendas no USA: 88 mil (semana de estréia)
Vendas WW: 360 mil (com streams)
Peak dos singles: "Make Me" #17, "Slumber Party" #86

Lady Gaga

"ARTPOP" (2013)
Em 2013 todos os fãs aguardavam o retorno da até então hitmaker Lady Gaga, a cantora nunca havia sentido o gostinho do fracasso. Exceto com "Marry The Night" (2011), lançada como quinto single do álbum "Born This Way", que já tinha rendido quatro hits. 

E então, Lady Gaga retorna com "Applause" na mesma semana que Katy Perry lançava sua poderosa e esmagadora "Roar", que levou a melhor. Por causa disso, a mídia começou a ficar com um pé atrás sobre ela. 

Apesar de ter conquistado a segunda posição no iTunes e ter ficado estável no top 10 da Billboard, muitos internautas e até mesmo críticos diziam que isso mostrava que Gaga não vendia mais e foi esquecida pela mídia. A situação piorou quando ela lançou o álbum. 

Peak na Billboard: #1
Vendas no USA: 260 mil (semana de estréia) 
Vendas WW: 3.2 milhões 
Peak dos singles: #4 Applause, #13 Do What U Want, G.U.Y #76. 

Katy Perry

"Witness" (2017)
Com músicas bem abaixo do nível Katy Perry e um amadurecimento forçado, "Witness" acaba de entrar pro clube dos flops. 

Katy está quebrando recordes com essa era, de maiores quedas. Por isso, dizer que flopou não é precipitado. O motivo de colocar só as vendas da semana de estréia na matéria é para comparar com ele. 





Peak na Billboard: #1
Vendas no USA: 180 mil (semana de estréia)
Vendas WW: 468 mil 
Peak dos singles: Chained to the Rhythm #4, Bon Appetit #59, Swish, Swish #46.

Christina Aguilera

"Bionic" (2010)
Classificado como à frente do seu tempo, "Bionic" de Christina Aguilera talvez seja a maior injustiça dessa lista de flops. Na época em que foi lançado a critica não entendeu muito bem o conceito, o que levou à uma recepção bem morna. 

Nesta era, outro grande problema para a cantora foram as comparações de seu visual com o de Lady Gaga, que estava estourando naquele ano. 




Peak na Billboard: #3
Vendas no USA: 228 mil (semana de estréia)
Vendas WW: 900 mil
Peak dos singles: Not Myself Tonight #23, Woohoo #79, You Lost Me OUT.

"Lotus" (2012)
Lançado em 2012, o álbum "Lotus" de Christina Aguilera redefiniu o conceito de flop criado por ela mesma com "Bionic". O flop foi tanto que os internautas criaram o bordão "Lotus Tour" para definir turnês e eventos vazios, já que devido ao fracasso a turnê desse disco nunca chegou a acontecer.

O motivo do flop é a falta de divulgação por parte da cantora e da gravadora RCA records, considerada uma das piores da indústria. A era só rendeu um clipe, que foi para o single "Your Body".




Peak na Billboard: #7
Vendas no USA: 73 mil (semana de estréia)
Vendas WW: 600 mil
Peak dos singles: #34 Your Body.

Esses são os flops mais comentados da música pop, mas não são todos ainda está faltando Madonna, Beyoncé, Kesha, JLo e outras. Mas para a lista não ficar muito grande, vamos divulgar a outra parte após essa.






6 Comentários

  1. Bionic já superou a marca de 1kk com streams... E Lotus está na casa dos 800k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? A fonte mais atual que achei tava nesse número. Você tem o link desses números?

      Excluir
  2. Eu queria flopar igual o ARTPOP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa ArtPop vendeu mais que todos os álbuns que estão na lista...Pra mim teve mais hits do que flop nesse álbum

      Excluir
  3. Debout do Glroy tá errado, foi 111kk na primeira semana. 88k foi só pure sales

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem