Clipes históricos (5ª Edição): Eminem feat. Rihanna- "Love The Way You Lie"



A edição da semana da coluna que traz os clipes mais épicos de todos os tempos pela primeira vez traz um vídeo masculino, pelo menos parte dele é masculino. "Love The Way You Lie" de Eminem e Rihanna marcou época na década passada.




Joseph Kahn dirigiu o vídeo gravado a 20 de Julho em Los Angeles. Nesse mesmo dia, foi revelado exclusivamente pela E! que a actriz Megan Fox, que doou os honorários da participação para uma instituição de caridade, e o actor Dominic Monaghan iriam participar no enredo.28 A 22 de Julho de 2010 foram reveladas fotos das gravações, mostrando Rihanna em frente a uma casa a arder. Em 24 de Julho de 2010, Kahn atualizou a sua página no Twitter dizendo, "And that's a wrap! Eminem/Rhianna (sic) premieres in a week!" Dois dias depois, a confirmação que os dois actores protagonizariam o vídeo veio através de fotos dos dois a beijarem-se numa espécie de esplanada.Na MTV, Dominic Monaghan explicou o conceito do vídeo.
O conceito de "Love the Way You Lie" foi essencialmente que o público assistisse a uma relação amorosa como a que Eminem teve com a sua mulher, Kim, então senti um bocado que estava a encarná-lo, e a Megan Fox era como se fosse a Kim (…) É a história deles, de como se conheceram, de uma tumultosa relação amorosa, e de como terminou o seu amor. Ultimamente, o que tenho pensado que o rapper quer dizer na canção… é que ele deveria ter-se afastado um bocado mais cedo e não deixar as coisas chegaram àquele ponto- Dominic Monaghan

Dias depois, findas as gravações do vídeo musical Eminem falou sobre a experiência de trabalhar com o diretor, a cantora Rihanna e os atores Dominic e Megan.

[O Diretor] Joseph [Kahn] e eu trabalhamos em colaboração para ter a certeza que fazíamos tudo isto de forma correta. Tentar fazer este assunto difícil funcionar visualmente é um desafio. Foi muito bom ter a Rihanna, Megan e o Dominic a bordo disto. Eles fizeram o seu melhor e fizeram com que o vídeo seja super-poderoso.


















História e Conceitos 

O videoclipe tem mais de quatro minutos, e conta a história de dois amantes, interpretados por Megan Fox e Dominic Monaghan, cuja paixão se torna violenta, e a sua relação oscila entre o êxtase e a agonia. Começa com Rihanna a cantar em frente a uma casa em chamas, seguindo-se de cenas em que Megan Fox está sentada numa sala com uma chama nas palmas das mãos. Depois, Eminem começa a recitar os seus versos num longo campo. As transições são feitas em torno de dois amantes, seguindo-se a cena em que Fox e Dominic Monaghan estão deitados na cama a dormir. A jovem acorda primeiro, e depois vê o nome "Cindy" escrito na mão do namorado e um número de telefone abaixo. Com raiva, a atriz acorda e consequentemente o actor também, e as cenas de violência e de fazer amor entrelaçam-se, entre ameças de abandono e juras de amor, mostrando os extremos que a sua relação amorosa toma.


O segundo verso, começa com um flash-back de como o casal se conheceu: num bar. A atração foi instantânea, e segue-se de uma uma cena em que Dominic rouba uma garrafa de vodka de uma loja de conveniência. As transações do vídeo são feitas entre memória do casal na época em que juravam amor eterno, e entre as cenas de violência que protagonizavam ao longo da agitada relação. Um dos exemplos, quando Monaghan atinge um homem na cabeça devido ao estar a conversar com Fox numa mesa de snooker, em transição com uma cena que mostra os dois amantes no chão do quarto a trocar carinhos.


No final do segundo verso, Eminem junta Rihanna, atuando em frente da casa em chamas. Com o avançar do vídeo, assiste-se a mais cenas de guerra entre o casal, nomeadamente percorrendo a casa, depois de terem estado a olhar intensamente. O membro masculino da relação, começa a tirar coisas ao chão e tenta novamente agredir a companheira, o que resulta no deflagrar de chamas em toda a casa. A chama eventualmente abrange Fox, Monaghan e Eminem em três instâncias distintas. Na última cena, o rapper e a cantora assistem atentamente ao arder da habitação, enquanto que depois regressa-se à primeira cena em que os dois namorados estão a dormir serenamente.

Recepção e crítica


Um dia após as gravações, foram colocadas na Internet algumas fotos das gravações, em que mostravam Rihanna e Eminem juntos, e depois apenas algumas da cantora a actuar sozinha em frente a uma casa a arder. Nos dias seguintes, foram reveladas mais fotografias, inclusive dos dois atores que protagonizaram o vídeo, e a data marcada para a revelação oficial foi marcada para a última semana de Julho, o que acabou por não acontecer. A estreia ocorreu exclusivamente na MTV e no Vevo em 5 de Agosto de 2010, sendo que umas horas antes foi publicado pelo site Rap Radar uma previsão de dezasseis segundos do vídeo musical. Essa pequena visualização demonstra as cenas de Eminem no campo, e o casal a dormir enquanto que Fox acorda, furiosa após descobrir o nome de outra mulher e o seu contacto escritos na mão do namorado. O vídeo musical foi considerado um "fenómeno on-line", ganhando mais de 15 milhões de visitas em dois dias, obtendo o título de "Best 60 Hour Gainer Rate" na história do YouTube.


Rochell Thomas da estação MTV refere que o vídeo "alerta para o círculo vicioso dos casos de abuso doméstico". Realçando ainda, bem como parte de toda a média, o fato de estarem presentes experiências passadas de Eminem e Rihanna em relação a casos abusivos.


Stephanie Nilva, directora executiva do centro de reabilitação de abusos sexuais traumáticos Day One, disse ao canal que o mais importante "era o tópico de aviso aos casais mais jovens que é onde decorrer grande parte destes casos de violência". Nilva ainda explicou que a mensagem estava bem construída, "lembrando que ninguém quer um relacionamento como o deles".


Whitney Pastorek da Entertainment Weekly afirmou que o vídeo era "um ótimo tópico de discussão e bastante poderoso", chegando à conclusão que a moral da história é, claramente, "que roubar vodka é errado. Mas será que é errado assumir a responsabilidade pela sua dramatização da violência doméstica? E sabendo tudo o que sabemos sobre a vida pessoal Rihanna (e Eminem), é essa colisão da realidade e clareza do mundo da fama ou apenas estranho?".

Essa foi a edição da semana, se tiver alguma sugestão de vídeo coloquem nos comentários.

Coluna por: Ridval R. Ferreira
Postagem Anterior Próxima Postagem