Existe racismo na cultura pop?

A ultima discussão entre as rappers Iggy Azalea e Azealia Banks colocou á tona uma questão que nos intriga mas nunca paramos para pensar, afinal, existe racismo dentro da indústria pop?

Para Banks existe sim, e este é o único motivo para artistas brancos fazerem mais sucesso que os negros e até mesmo serem premiados em categorias que deveriam ser exclusivas para representantes da cultura negra. E de fato isto é uma realidade, artistas brancos fazem bem mais sucesso do que os negros inclusive rappers brancos e recém lançados ficam na frente dos negros em premiações importantes.



No Grammy 2014 Macklemore levou ganhou grammy em todas as categorias de rap, hip hop em que concorria, o novato que cantava sobre comprar roupas em brechó teve como adversários artistas negro como Drake, Jay Z, Kendrick Larmar, J.Cole, Wiz Khalifa entre outros e nenhum deles foi páreo para o branquelo. Mesmo sendo estas, categorias dominadas pela cultura negra.

Macklemore não levou o prêmio apenas porque era branco, seus três hits "Thrift Shop", "Same Love" e "Can't Hold Us" fizeram bastante barulho nos charts do mundo inteiro, mesmo sendo "Same Love" sobre união homoafetiva a única canção relevante do rapper. Não é imaginável que a bancada de jurados do Grammy seja racista como Banks disse, mas artistas brancos fazem mais sucesso comercial.



Azealia Banks disse também que Iggy Azalea não deveria ser considerada uma cantora de rap ou hip hop, ou até mesmo qualquer coisa que se refere a cultura negra. E de fato Iggy Azalea é uma cantora pop, mesmo que tenha lá suas rimas e tudo mais, suas canções são 100% pop mas mesmo assim as premiações insistem em colocá-la em categorias inadequadas.

Existe sim racismo na cultura pop, mas não com artistas negro já consagrados como Beyoncé, Rihanna ou Nicki Minaj, mas sim com os iniciantes. Os empresários de gravadoras querem rostinhos comerciais e fabricáveis para serem suas galinhas de ovos de ouro deixando de lado os talentosos artistas negros, que raramente conseguem fechar contrato com uma boa gravadora.
Postagem Anterior Próxima Postagem